Hoje, em Luanda, a equipa de Salvaguardas Ambientais e Sociais do PDAC organizou um workshop sobre “Orçamento Sensível ao Género”, com o objectivo de capacitar a equipa do PDAC na importância de uma abordagem inclusiva que dê atenção particular às mulheres. O evento visou fortalecer a capacidade dos consultores do PDAC nas áreas de planificação, gestão e monitoria, promovendo a integração da componente de género ao longo do ciclo orçamental e garantindo que as políticas e projectos financiados promovam a igualdade de género.
A Dra. Cecília Kitombe, especialista em Género, Direito das Mulheres e Desenvolvimento, liderou o workshop, destacando a importância do conhecimento da realidade das mulheres em comparação aos homens na sociedade como condição fundamental para o desenvolvimento de um processo de orçamentação promotor da igualdade de género. Segundo a Dra. Kitombe, o Orçamento Sensível ao Género (OSG) fornece instrumentos essenciais para analisar o impacto dos orçamentos sobre mulheres e homens, incluindo a perspectiva de género em todas as fases do orçamento, até mesmo em linhas aparentemente neutras.
O objectivo do OSG é assegurar que a planificação e distribuição dos recursos orçamentários impactem positivamente a vida de mulheres e homens, contribuindo efetivamente para a redução da pobreza. Durante a formação, foram discutidas ferramentas e estratégias para integrar orçamentos sensíveis ao género nos programas de desenvolvimento, assegurando que os recursos alocados para mulheres sejam devidamente monitorados e utilizados.
Participaram do workshop consultores seniores e juniores, pontos focais, representantes provinciais e os seus assistentes. Espera-se que, com este workshop, os consultores do PDAC sejam capazes de influenciar a integração da componente de género ao longo do ciclo orçamental e acompanhar a implementação de políticas que promovam a igualdade de género nos projectos apoiados.