O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) participa hoje, em Luanda, de uma Mesa Redonda organizada pelo Projecto de Transformação da Agro-pecuária Familiar de Angola (MOSAP 3) subordinada ao tema “Pesquisa e Desenvolvimento, Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento da Agro-pecuária de Angola”.
A referida Mesa Redonda comporta 4 objectivos principais:
- Identificar oportunidades para o reforço das capacidades do MINAGRIF;
- Procurar firmar protocolos de cooperação entre instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos;
- Colher opiniões e contribuições para o desenvolvimento da agricultura familiar;
- Partilhar os resultados da visita realizada ao Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA), localizado na Nigéria, por parte da equipa do Instituto de Desenvolvimento Agrário de Angola (IDA).
Durante o discurso de abertura o Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) Eng. Felismino da Costa referiu que o evento visa criar um espaço de partilha e criação de soluções para o desenvolvimento do sector agropecuário em Angola, “esperamos, neste evento, encontrar saídas, caminhos e alternativas que nos conduzam a uma agricultura familiar mais sustentável e resiliente”.
A Gestora interina da Prática de Agricultura para a África do Leste e Austral e Team Líder dos Projectos MOSAP 3 e PDAC por parte do Banco Mundial, Dra. Isabela Leão durante o seu pronunciamento começou por referir que a agricultura é vida, sendo que faz parte da vida de todos. Isabela Leão realçou também que Angola é o quinto país da África Subsariana com um grande tem um potencial agrícola, por causa das suas terras aráveis. Razão pela qual o governo angolano tem vindo a aumentar os investimentos financeiros neste sector, especificamente familiar e comercial.
Durante o evento, o Eng. Estêvão Chaves, Coordenador do PDAC, apresentou o PDAC focando na componente de desenvolvimento e pesquisa do Projecto.
Espera-se com este evento reforçar as capacidades e procedimentos de intervenção do MINAGRIF a todos os níveis; estabelecer memorandos e/ou protocolos com as instituições de ensino e pesquisa no âmbito dos pacotes tecnológicos; recolher contribuições para posterior enquadramento nas acções de assistência técnica aos pequenos produtores agropecuários e definição dos Pacotes Tecnológicos para aplicação nas áreas de implementação do MOSAP 3.
O Projecto MOSAP 3 tem o seu foco na metodologia das Escolas de Campo (ECA´s) como método de extensão participativa adoptada pelo MINAGRIF. Esta escolas têm uma abordagem que envolve a adopção de Pacotes Tecnológicos Agropecuários Inteligentes para o Clima e para a Nutrição.
Entre os diferentes participantes convidados ao evento estiveram presentes consultores do MOSAP 3 e do PDAC, Director do Instituto Internacional de Agricultura Tropical da Nigéria (IITA) e os seus técnicos, representantes do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV), do Instituto de Investigação Agronómica (IIA), Instituto de Investigação Veterinária (IIV), FAO, dentre outras entidades relevantes para o desenvolvim