Hoje, dia 16 de fevereiro de 2024, marca um passo significativo para o fortalecimento da agricultura no Cuanza Norte. O Ministério da Agricultura e Florestas, representado pelo PDAC, celebrou a assinatura do Auto de Consignação das obras de construção de um armazém, escritório e pavilhão para enchimento de sacos, em parceria com a empresa Romero Intercontinental LDA.
Esta iniciativa visa desenvolver infra-estruturas essenciais para o Instituto Nacional de Café (INCA), especificamente o Centro de Multiplicação de Mudas de Café no Quilombo, município do Cazengo. O objectivo é criar um espaço funcional para a produção de mudas de café de alto rendimento e para a disseminação de conhecimento científico e tecnológico ao longo da cadeia de valor do café.
O Centro contará com instalações modernas, incluindo escritórios, pavilhão para enchimento de sacos, estufas para produção de mudas, viveiros e áreas dedicadas à pesquisa de variedades de café, resistência a pragas e doenças, entre outras.
Neste evento, estiveram presentes diversas autoridades e representantes importantes, incluindo Lourenço Magalhães, Chefe de Departamento do INCA, Rodrigo Lins, empreiteiro do grupo Romero, Manuel Domingos, Director do Gabinete Provincial da Agricultura no Cuanza Norte, e Estêvão Chaves, Coordenador do PDAC em representação do Ministério da Agricultura e Florestas.
Esta parceria busca promover uma maior integração entre pesquisadores e actores envolvidos na cadeia de valor do café, visando impulsionar o setor agrícola e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.