Sob a coordenação do Gabinete de Tecnologias de Informação, Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), e visando apresentar os principais resultados alcançados pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial, realizou-se hoje, 09 de Novembro, na sede do MINAGRIF, em Luanda, uma Conferência de Imprensa.
O evento foi presidido pelo Director do Projecto, Dr. Anderson Renato de Brito Jerónimo na presença do Coordenador do Projecto, Eng. Estêvão Silvestre Cambindja Chaves. Refira-se que o Ministério da Agricultura e Florestas, vem implementando desde 2018, o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola (PDAC), no âmbito do financiamento do Governo de Angola, Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento. No quadro desta implementação, até novembro de 2022, foram elaborados 172 Planos de Negócio, sendo 57 os projectos aprovados e 39 desembolsados.
Os 39 Planos de Negócios financiados e desembolsados representam um volume global de investimento de 9 milhões de dólares americanos, dos quais cerca de 2 milhões de empréstimos bancários e 3,9 milhões de Financiamento Co-Participado. Para além da atribuição de financiamentos co-participados, o PDAC vem apoiando agricultores qualificados e pequenos produtores rurais – incluindo aqueles liderados por/compostos por mulheres e jovens – na melhoria de tecnologias de produção, na melhoria das suas qualificações, bem como no desenvolvimento de iniciativas de alianças produtivas e outras conducentes a garantir um acesso facilitado aos mercados financeiros, de processamento e de comercialização.
A implementação destas iniciativas requer uma permanente auscultação por parte da Direcção do PDAC, visando identificar com os beneficiários do projeto as oportunidades, os desafios e propostas de melhoria do desempenho do Projecto.
O Projecto prioriza a sua intervenção nas províncias de Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Bié e Huíla, sendo o seguinte o mapa de planos de negócios financiados.