Telefone: +244 222 784 330  | Localização: Endereço do PDAC

A COMPONENTE 2 DO PROJECTO PDAC: APOIO ÀS INFRAESTRUTURAS DE COMUNICAÇÃO RODOVIÁRIA, IRRIGAÇÃO E ENERGIA

Por: Victor Marques, Especialista de Infraestruturas do PDAC.

 

Qualquer actividade produtiva de bens tangíveis, tem associado ao seu desenvolvimento a necessidade de infraestruturas físicas próprias adequadas às actividades que produzem bens. Na actividade agrícola, na sua forma mais básica, as infraestruturas essenciais são aquelas ligadas à água e aos problemas hidráulicos que se colocam relativamente à captação e respectivas fontes existentes (questões hidrológicas) e ao seu transporte até aos locais de utilização. Quando a actividade agrícola se desenvolve e passa a ter uma componente comercial – o agronegócio, aparecem as necessidades de outras infraestruturas, que permitam o desenvolvimento da actividade comercial dos produtos agrícolas. Aqui, as vias de comunicação surgem como uma das infraestruturas essenciais no processo de comercialização e desenvolvimento das actividades agrícolas.

Por sua vez, as necessidades de energia são uma questão transversal a todas as actividades e a todos os estágios da questão agrícola. A questão da energia coloca-se a nível da produção agrícola, com as necessidades relativas ao funcionamento de mecanismos hidráulicos (bombagem de água e utilização de maquinaria fixa para apoio à produção) e depois no estágio da comercialização com a necessidade de infraestruturas de conservação e transformação de produtos iniciais em subprodutos derivados.

O PDAC, como Projecto de Desenvolvimento do Agronegócio, contempla o apoio ao desenvolvimento destas três classes de infraestruturas nas áreas onde actua, através de um investimento em estruturas de irrigação, de comunicação (rodovias rurais) e de acesso à energia da rede eléctrica nacional, no valor de cerca de 93,5 milhões de dólares americanos.

Em termos objectivos estima-se que este investimento em obras se materialize em 2022 e esteja completo em 2024.
Como resultado espera-se reabilitar 150 km de estradas rurais, 2500 hectares de regadio e permitir o acesso a energia economicamente mais rentável a 175 beneficiários, nas Províncias de Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul.

Anterior Banco Mundial aprova primeiros 15 Planos de Gestão Ambiental e Social, no âmbito da componente 1 do PDAC

Conecte-se ao PDAC

SEDE DO PROJECTO

REPRESENTAÇÃO MALANJE

Gabinete Provincial da Agricultura Telefone: +244 923 013 146
Email: malanje@pdac.ao

REPRESENTAÇÃO C. NORTE

Gabinete Provincial da Agricultura

Telefone: +244 923 436 792
Email: cuanzanorte@pdac.ao

REPRESENTAÇÃO C.SUL

Gabinete Provincial da Agricultura

Telefone: +244 923 319 662
Email: cuanzasul@pdac.ao

REPRESENTAÇÃO HUAMBO

Gabinete Provincial da Agricultura

Email: huambo@pdac.ao

REPRESENTAÇÃO HUÍLA

Gabinete Provincial da Agricultura

Email: huila@pdac.ao

REPRESENTAÇÃO BIÉ

Gabinete Provincial da Agricultura

Email: bie@pdac.ao

© 2024 PDAC Angola | Todos os Direitos Reservados